Contact The Operations Group at 

 +1 470 362-8438

  • LinkedIn Social Icon

©2018, 2019 by The Operations Group, LLC. Proudly created with Wix.com

Como localizar desperdício em um escritório, assim como na área de fabricação

April 10, 2019

 

Anteriormente, escrevemos sobre os diferentes tipos de desperdício nos processos de negócios; basicamente, tudo o que não é definido como valor agregado na visão do cliente. Para ser um valor agregado, uma atividade deve ser feita corretamente na primeira vez, ela deve transformar o produto ou serviço de alguma forma em direção ao seu uso final, e o cliente pagaria por isso com muito gosto. Existem várias maneiras para documentar esses processos de negócios, a fim de identificar as fontes de desperdício e, portanto, as oportunidades de melhoria de processos. Algumas dessas ferramentas incluem um fluxograma, diagramas swimlane e um mapa de fluxo de valor, dependendo da complexidade do processo, da mistura e do volume do produto de trabalho e de outros fatores.

 

Uma das técnicas mais simples e talvez mais negligenciadas para identificar desperdícios é com os olhos. O Lean Manufacturing tem o conceito do "Gemba caminhar". Segundo a Wikipedia, Genba (現場, também romanizado como Gemba) é um termo japonês que significa "o real lugar". Detetives japoneses chamam a cena do crime de genba, e repórteres japoneses de TV podem se referir a si mesmos como reportagem de genba. Nos negócios, genba refere-se ao lugar onde o valor é criado; na fabricação, o “Gemba” é o chão de fábrica.

 

Então, em uma Gemba caminhando pela fábrica, você vai a área de produção e tenta identificar o que não parece certo. É muito útil incluir membros da equipe que não estão familiarizados com os processos de produção para obter uma nova percepção do ambiente. Veja o que você pode perceber e quais perguntas podem surgir:

 

 Figura 1 - Os resultados de uma caminhada Gemba em uma fábrica

 

 

 

 

Agora, vamos ver como uma caminhada de Gemba poderia aparecer em um ambiente de um típico escritório:

 

            Figura 2 - Os resultados de uma caminhada Gemba em um escritório

 

 

 

As perguntas são simplesmente para motivar uma discussão, podem haver válidas razões para qualquer uma dessas observações, e o processo deve ser excelente e ideal para as condições e os requisitos atuais. Mas, se não for? Após ter feito uma caminhada Gemba, ainda assim, tendo dúvidas sobre a necessidade de fazer coisas como observado, terá uma lista de possíveis problemas para o desenvolvimento de processos ou projetos. Neste caso, será o momento para usar as ferramentas para o mapeamento de processos, conforme já mencionado no início deste artigo.

 

Uma caminhada Gemba deve ser um acontecimento regular em seu local de trabalho. Por quê não ter uma nova perspectiva na próxima vez? Um consultor de The Operations Group, LLC poderia ser um guia turístico em sua empresa, liderando os membros da sua equipe em uma expedição Caça-desperdícios.

 

 

 

 

Please reload